Carbon Capture e Storage Marke para Surpass US$ 13.59 Bn por 2031

Carbon Capture e Storage Marke para Surpass US$ 13.59 Bn por 2031 - Coherent Market Insights

Publish In: Apr 19, 2024

O mercado de captura e armazenamento de carbono estima-se que seja avaliado em US$ 5,98 bilhões em 2024, crescendo em um CAGR de 12,4% durante o período de previsão (2024-2031). O crescimento do mercado pode ser atribuído ao aumento de normas de emissão rigorosas em várias indústrias, bem como à crescente demanda por fontes de energia neutra de carbono. Além disso, políticas e investimentos governamentais favoráveis também estão contribuindo para a adoção de tecnologias de captura de carbono.

Dinâmica de Mercado:

O crescimento do mercado de captação e armazenamento de carbono é impulsionado por dois fatores-chave:

Governo de apoio Políticas: Vários governos em todo o mundo estão formulando políticas e iniciativas de apoio para reduzir as emissões de carbono. Eles estão fornecendo incentivos e subsídios às indústrias que adotam tecnologias de captura de carbono. Por exemplo, o governo dos EUA fornece um crédito fiscal de US$ 50 por tonelada de carbono capturado e armazenado.

Investimentos crescentes: Os principais jogadores da indústria de petróleo e gás, bem como empresas de tecnologia, estão aumentando significativamente seus investimentos no desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono melhoradas. Estão a ser realizados vários projectos-piloto para avaliar a viabilidade técnica e comercial de várias soluções de captação de carbono. Isso deve levar à adoção mais ampla da captura de carbono durante o período de previsão.

Driver de mercado: Aumentar os regulamentos em torno das emissões de carbono

Governos em todo o mundo estão implementando regulamentos rigorosos para reduzir as emissões de carbono e enfrentar as mudanças climáticas. Muitos países comprometeram-se a alcançar emissões líquidas de zero até 2050 e introduziram mecanismos de preços de carbono. Isso está impulsionando a demanda por tecnologias de captura e armazenamento de carbono de setores de energia e industriais para cumprir suas obrigações de conformidade de emissões de forma rentável. A captura e armazenamento de carbono permitem que eles continuem usando combustíveis fósseis enquanto atendem às normas de emissão regulatórias. A pressão regulatória crescente é um grande impulsionador para o crescimento do mercado de captura e armazenamento de carbono.

Driver de mercado: crescente demanda do setor de petróleo e gás para recuperação de óleo aprimorada

A tecnologia de captura e armazenamento de carbono também é usada por empresas de petróleo e gás para recuperação de óleo aprimorada de campos de petróleo maduros. CO2 injetado em campos de óleo esgotado pode recuperar 30-60% do óleo restante. Isso abre novos fluxos de receita para produtores de petróleo. Ele também fornece uma opção atraente para armazenar o CO2 capturado a longo prazo de uma forma segura. A crescente demanda do setor de petróleo e gás para a recuperação de óleo reforçada é outro fator chave que aumenta o mercado de captura e armazenamento de carbono.

Restrições de mercado: Alto custo de capital de projetos de captura de carbono

Uma das principais restrições para a adoção generalizada da tecnologia de captura e armazenamento de carbono é o seu alto custo de capital. A criação de instalações de captação de carbono requer grandes investimentos que aumentam o custo da geração de eletricidade ou da produção industrial. A planta de captura, infraestrutura de transporte e local de armazenamento em conjunto envolvem investimentos em bilhões de dólares. Este alto custo inicial apresenta desafios para a implantação comercial de projetos de captura de carbono.

Restrições de mercado: Preocupações em torno do vazamento de dióxido de carbono armazenado

Há também preocupações ambientais em torno do armazenamento a longo prazo de dióxido de carbono. As questões permanecem em torno da eficácia e segurança do armazenamento geológico ao longo de décadas e séculos. Os possíveis riscos de vazamento de CO2 armazenados voltam à atmosfera e suas interações com rochas e águas subterrâneas precisam de melhor compreensão. Abordar as preocupações públicas e regulamentares em torno da segurança e integridade dos locais de armazenamento é essencial para acelerar a adoção em grande escala da tecnologia de captura e armazenamento de carbono.

Oportunidades de mercado: A demanda dos mercados emergentes pela baixa geração de energia de carbono

As economias em desenvolvimento estão experimentando um forte crescimento na demanda de eletricidade para alimentar sua industrialização e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, eles estão sob pressão crescente para reduzir as emissões do setor de energia e adotar fontes de energia mais limpas. Isso apresenta uma grande oportunidade de mercado para a tecnologia de captação e armazenamento de carbono, pois permite que as usinas de carvão existentes funcionem em um modo de carbono mais baixo, fornecendo uma solução viável para atender tanto a demanda de energia quanto as metas de emissão.

Oportunidades de mercado: Receita potencial da venda de dióxido de carbono capturado

O uso comercial de CO2 capturado fornece outro incentivo para desenvolver projetos de captura e armazenamento de carbono. CO2 pode ser vendido para indústrias como alimentos e bebidas para carbonação ou usado para projetos de recuperação de óleo aprimorados. Isso poderia compensar parte do custo de capital e fazer o investimento de captura de carbono economicamente mais viável. O desenvolvimento das infraestruturas e mercados de transporte de CO2 estimularia uma maior implantação de captação e armazenamento de carbono.

Em conclusão, ao mesmo tempo que o aumento dos regulamentos em torno das emissões de carbono e da demanda da indústria do petróleo são fatores de condução, os custos elevados permanecem um desafio para a adoção generalizada da tecnologia de captura e armazenamento de carbono atualmente. No entanto, oportunidades emergentes em torno da utilização de CO2 e a crescente necessidade de energia mais limpa no mundo em desenvolvimento indica potencial para o crescimento futuro do mercado de captura e armazenamento de carbono.

Link. https://www.coherentmarketinsights.com/market-insight/carbon-capture-and-storage-market-5065

Principais desenvolvimentos:

• Em dezembro de 2022, Petroleum Sarawak Bhd (Petros), uma empresa estatal de petróleo e gás na Malásia, em parceria com uma empresa de fabricação de aço da Coreia do Sul, Posco Group, para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de captura e armazenamento de carbono (CCS) em uma fábrica em Sarawak, Malásia
  • Em dezembro de 2022, a Oil and Natural Gás Corporation Limited (ONGC) é a maior empresa de exploração e produção de petróleo e gás na Índia colaborou com a Shell é uma empresa de energia global com sede em Haia, Holanda. O esforço conjunto se concentrará em estudar armazenamento e rastreamento de CO2 para recuperação de óleo aprimorada (EOR) em áreas-chave da Índia, incluindo campos de petróleo e gás esgotados e aquíferos salinos.
  • Em novembro de 2022, a Carbon Engineering Ltd é uma empresa canadense especializada no desenvolvimento da tecnologia Direct Air Capture (DAC) para a remoção de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. recebeu investimentos significativos da Airbus é uma empresa aeroespacial multinacional europeia com sede em Toulouse, França e Air Canada para acelerar o desenvolvimento de soluções escaláveis e econômicas de descarbonização. Esses investimentos apoiarão o avanço da tecnologia de Captura de Ar Direta (DAC) da Engenharia de Carbono, projetada para extrair dióxido de carbono diretamente da atmosfera em escala industrial. Os fundos serão utilizados para promover os esforços de inovação tecnológica da Engenharia de Carbono no seu Centro de Inovação CE, o maior centro de pesquisa e desenvolvimento especializado do mundo dedicado à DAC.

Jogadores-chave:

Honeywell International Inc., Schlumberger Limited, Aker Solutions, Dakota Gasification Company, Siemens Energy, Sulzer Ltd., Japan CCS Co., Ltd., LanzaTech, Shell PLC, Linde plc, Mitsubishi Heavy Industries, Equinor ASA, Exxon Mobil Corporation, Carbon Engineering Ltd., e Fluor Corporation