O mercado da bateria é estimado em US$ 128,52 Bn em 2024

O mercado da bateria é estimado em US$ 128,52 Bn em 2024 - Coherent Market Insights

Publish In: Apr 19, 2024

Mercado da bateria é estimado em ser valorizado em US$ 128,52 bilhões em 2024, exibindo um CAGR de 17,7% durante o período de previsão 2024-2031. Além disso, a adoção crescente de veículos elétricos em todo o mundo aumenta a demanda por baterias avançadas.

Dinâmica de Mercado:

Aumento da demanda por EVs: A rápida urbanização e o aumento das preocupações em matéria de poluição ambiental aceleraram a adoção de veículos elétricos globalmente. Vários governos estão oferecendo subsídios e descontos fiscais para promover soluções de mobilidade mais limpa. Isso aumenta a demanda por baterias avançadas com maior capacidade e recursos de carregamento mais rápidos. De acordo com a IEA, o estoque global de EV ultrapassou 10 milhões em 2020 e é estimado crescer a uma taxa de mais de 30% anualmente até 2030.

Investimentos crescentes em soluções de armazenamento de energia: O desenvolvimento de infraestruturas e a integração de energias renováveis estão ganhando destaque em todo o mundo. No entanto, a fonte de alimentação intermitente de fontes como energia solar e eólica requer mecanismos de armazenamento de energia robustos. Isso tem incentivado enormes investimentos por entidades privadas e públicas em projetos de armazenamento de energia da bateria. Por exemplo, Tesla investiu mais de US$ 200 milhões em seu projeto de bateria Megapack em Victoria, Austrália. Tais iniciativas devem abrir novas vias de crescimento para fabricantes de baterias.

Drivers para o mercado:

Crescer indústria de veículos elétricos aumenta a demanda por baterias

O aumento de veículos elétricos (EVs) globalmente é esperado para impulsionar o crescimento do mercado de bateria. Como os governos em todo o mundo implementam políticas e regulamentos que promovem a adoção de EVs para reduzir as emissões, há uma enorme demanda por baterias EV. Os principais fabricantes de automóveis estão fortemente investindo no desenvolvimento de novos modelos EV e expandindo suas capacidades de produção. Por exemplo, Tesla pretende produzir mais de 1,5 milhões de EVs anualmente até o final de 2022. Aumento da fabricação de EV exigirá volumes maciços de baterias de íon de lítio. A demanda da bateria para EVs crescerá em mais de 25% a cada ano até 2030. Automakers e fabricantes de bateria também estão formando parcerias estratégicas e desenvolvendo novos químicos e tecnologias de bateria para aumentar a gama de veículos e reduzir os custos da bateria. Este foco na inovação irá acelerar ainda mais o uso da bateria em EVs.

Crescimento na eletrônica do consumidor aumenta o uso da bateria

Smartphones, tablets, laptops e fones de ouvido são produtos imperdíveis para bilhões de pessoas em todo o mundo. Como esses gadgets se tornam mais poderosos e portáteis, suas baterias precisam durar mais tempo sem adicionar volume. Empresas de bateria estão sempre trabalhando em fazer baterias que podem armazenar mais energia para uso mais longo sem fazer dispositivos mais pesados. Além disso, porque as pessoas querem a mais nova eletrônica, eles muitas vezes atualizar seus gadgets, criando uma demanda constante por baterias. Além disso, a popularidade de fones de ouvido sem fio, smartwatches, rastreadores de fitness e dispositivos de realidade virtual está abrindo novos mercados e chances para fornecedores e fabricantes de bateria.

Desafios de mercado:

Problemas de cadeia de suprimentos representam desafios para os produtores de bateria

Confiança excessiva em certos países como a China para matérias-primas e suprimentos de componentes pode dificultar o crescimento do mercado. Por exemplo, a China domina a produção global de materiais de cátodo de bateria como lítio, cobalto, grafite e níquel que são vitais para baterias de íon de lítio. Quando as perturbações da cadeia de suprimentos ou as tensões comerciais afetam as exportações chinesas, também afeta a disponibilidade da bateria e os custos em muitos mercados. Esta confiança coloca fabricantes de bateria em risco de escassez e volatilidade de preços fora de seu controle. A diversificação das redes de aquisições e o desenvolvimento de serviços locais nas regiões-chave surgiram como uma prioridade.

As tensões geopolíticas criam preocupações de segurança de matéria-prima

Devido à importância de materiais como lítio, cobalto e níquel, países como os EUA, nações da UE e Austrália estão preocupados em confiar muito em países instáveis ou não amigáveis para essas importações. Por exemplo, muitas minas de cobalto estão na República Democrática politicamente instável do Congo, levando a interrupções em cadeias de fornecimento de bateria devido a disputas de mineração. Além disso, a posição dominante da China na refinação de material de bateria levanta preocupações sobre a segurança nacional além de suas fronteiras. Essas tensões geopolíticas representam um desafio contínuo à medida que os governos buscam maior independência energética e capacidade de processamento local para materiais de bateria provenientes de fornecedores e nações amigas. Alcançar a auto-suficiência em matérias-primas apresenta um obstáculo para os produtores de bateria, que devem elaborar estratégias de diversificação para resolver esta questão.

Oportunidades de mercado:

Crescimento da inovação em tecnologias limpas apresenta oportunidades lucrativas

Países e empresas em todo o mundo estão investindo fortemente para tornar a energia renovável de fontes como o vento e a energia solar mais comum. Os sistemas de bateria serão cruciais para que essas tecnologias funcionem em uma escala maior. Grandes baterias estão sendo usadas para coisas como armazenar energia para a rede de energia e fornecer energia de backup para utilitários, data centers e fábricas. Quão boas e baratas baterias obter, e quanto tempo eles duram, vai decidir o quão bem esses sistemas pegar. Este é um grande mercado novo no valor de bilhões de dólares, e grandes empresas de bateria estão indo atrás dele duro com novos produtos e parcerias em tecnologia limpa. Ser um líder nesta área pode significar grandes ganhos em tecnologia e market share.

A emergência de novas aplicações aprofundará a integração da bateria

Além de apenas carros e gadgets, as baterias estão se tornando mais importantes em várias indústrias. Coisas como tecnologia wearable, dispositivos médicos, dispositivos domésticos inteligentes, drones, brinquedos e ferramentas dependem de baterias para poder. Mesmo os sistemas de energia solar que não estão conectados à grade precisam de baterias para armazenar energia. Com o crescimento de redes 5G e infraestrutura inteligente, haverá ainda mais demanda por baterias em coisas como ônibus elétricos, robôs agrícolas e máquinas de construção. Como a tecnologia da bateria fica melhor, novos usos para eles estão aparecendo, abrindo novas oportunidades de negócios. As empresas de bateria precisam ficar de olho nessas novas áreas para encontrar de onde a próxima grande demanda virá. Ao melhorar sua tecnologia e produtos para atender essas novas necessidades, eles podem ganhar mais dinheiro.

*Link: https://www.coherentmarketinsights.com/market-insight/battery-market-5170

Principais desenvolvimentos:

• Em outubro de 2023, pesquisadores japoneses conceberam baterias de íon de lítio são cobalto, um material caro e escasso geralmente presente em tais baterias. Sua nova abordagem combina vários elementos nos eletrodos, como lítio, níquel, manganês, silício e oxigênio. Isso resulta em baterias que são 60% mais cheias de energia e potentes, ostentando uma tensão de 4,4 volts. Além disso, essas baterias experimentais demonstraram uma robusta longevidade, mantendo 80% de sua capacidade, mesmo após passar por mais de 1.000 ciclos de carregamento e descarga. Este avanço promete melhorar os aspectos ambientais, econômicos e sociais da produção de baterias.
  • Em outubro de 2023, os sensores de detecção de fotoionização (PID) surgiram como ferramentas fundamentais para identificar possíveis problemas na produção e uso de baterias de íon de lítio (Li-ion). As preocupações de segurança da bateria de lítio, incluindo incidentes como sobreaquecimento e pilhas explosivas, exigiram tais avanços. Os sensores PID podem identificar compostos orgânicos voláteis (VOCs) emitidos por baterias de íons Li defeituosos, facilitando a detecção precoce de falhas, reforçando as medidas de segurança e catering para a demanda de substituição por tecnologia de monitoramento de bateria. Esta tecnologia é especialmente crítica na redução da ignição da bateria e das emissões de gases tóxicos.
  • Em outubro de 2023, pesquisadores descobriram um método aproveitando o manganês, um mineral mais abundante, para produzir baterias de iões de lítio de alto desempenho e rentáveis. Este método oferece uma alternativa aos recursos limitados de níquel e cobalto normalmente empregados na produção de bateria. Os materiais baseados em manganês sintetizados, ostentando uma nanoestrutura distinta, exibem a alta estabilidade e densidade de energia necessárias crucial para as baterias Li-ion. Esta inovação é vital para lidar com restrições de recursos na produção de baterias, reduzir custos e reduzir a confiança em metais escassos como níquel e cobalto, assim, potencialmente atender às demandas de energia futuras.
  • Em outubro de 2023, a reciclagem de baterias de iões de lítio surgiu como uma faceta crucial da sustentabilidade ambiental da indústria de veículos elétricos (EV). BatX Energies, uma empresa especializada em recuperar e reciclagem de metais essenciais da Terra de células de iões de lítio descartadas, incluindo lítio, cobalto, níquel e manganês. Estes metais são indispensáveis para a produção de baterias. Através da adoção de uma estratégia "Hub and Spoke" em colaboração com OEMs e parceiros de canal, a empresa simplifica o processo de coleta e garante a conformidade com os regulamentos. A reciclagem ajuda a mitigar a pegada ambiental e reduzir a dependência das importações de materiais de terra raras na fabricação de células de iões de lítio. Além disso, cria oportunidades de emprego e cria mão-de-obra qualificada em gestão de resíduos electrónicos. Os materiais reciclados são reintegrados na cadeia de suprimentos e utilizados em várias indústrias, promovendo uma economia circular para a fabricação de baterias de íons de lítio. BatXX A Energies planeja escalar suas operações globalmente, abordando desafios similares em outros mercados como a África do Sul, os EUA e a Europa.
  • Em setembro de 2023, a Ascend Elements, um fabricante sustentável de materiais de bateria para veículos elétricos, garantiu US$ 542 milhões em investimentos de capital. A empresa está construindo a instalação de fabricação de cathode sustentável inaugural da América do Norte (pCAM) e cathode material ativo (CAM). Esta tecnologia utiliza materiais de bateria de íon de lítio e sucata de fabricação gigafactory para produzir materiais sustentáveis, reduzindo as emissões de carbono em até 93%. Este investimento irá acelerar a construção da instalação Apex 1 em Kentucky, capaz de produzir pCAM sustentável suficiente para 750.000 veículos elétricos anualmente, ajudando assim a mudança global para zero emissões de carbono.

Jogadores de mercado:

Principais empresas abrangidas como parte deste estudo incluem CATL (Contemporary Amperex Technology Co Ltd), BYD Company Limited , Panasonic Corporation, LG Chem, Samsung SDI, SK Innovation, EVE Energy Co, Ltd, Tesla, AESC (Automotive Energy Supply Corporation), Micro GS Yuasa Corporation, Coslight, Hitachi, Ltd, Johnson Controls International plc, Honeywell International Varvas, Bosch