Embalagem sustentável Mercado para superar US$ 649.42 Bn por 2031

Embalagem sustentável Mercado para superar US$ 649.42 Bn por 2031 - Coherent Market Insights

Publish In: May 07, 2024

Mercado de embalagem sustentável estima-se que seja avaliado em USD 400.34 Bn em 2024, exibindo um CAGR de 7,2% durante o período de previsão 2024-2031. A conscientização crescente entre os consumidores sobre o impacto adverso dos plásticos não biodegradáveis no meio ambiente e a rigidez dos regulamentos governamentais que obrigam o uso de embalagens sustentáveis estão aumentando a demanda por soluções sustentáveis de embalagens globalmente. Além disso, os principais proprietários de marcas e varejistas também estão mudando para embalagens sustentáveis para atingir seus objetivos de sustentabilidade e melhorar sua imagem de marca, e isso está impulsionando o crescimento do mercado.

Crescer a consciência do consumidor

Aumentar a conscientização do consumidor sobre os efeitos nocivos dos plásticos não biodegradáveis no ambiente aumenta a adoção de embalagens sustentáveis. Muitos consumidores agora escolhem conscientemente produtos embalados em materiais ecológicos para reduzir o desperdício de plástico. Esta mudança no comportamento de compra é incentivar os proprietários de marcas a oferecer opções de embalagem sustentáveis.

Regulamentos do Governo Stringent

Políticas governamentais rígidas que proíbem ou restringem o uso de plásticos de uso único e obrigam o uso de conteúdo reciclado em embalagens está impulsionando o crescimento do mercado. Vários países implementaram proibições ou impostos sobre sacos de plástico e produtos Styrofoam para reduzir a poluição plástica. O impulso regulatório é obrigar as empresas a mudar para alternativas sustentáveis.

Aumentar as preocupações ambientais aumenta a demanda por soluções de embalagens sustentáveis

Governos em todo o mundo implementaram regulamentos rigorosos para reduzir as emissões de carbono e reduzir a poluição. As empresas estão sob pressão para adotar práticas mais ecológicas para cumprir os regulamentos. Muitos consumidores também estão se tornando mais conscientes sobre o impacto dos resíduos de embalagens no ambiente. Os consumidores preferem marcas que usam materiais de embalagem sustentáveis e reciclados. A crescente conscientização sobre a poluição plástica e seus efeitos adversos aumentou a demanda por alternativas de embalagens biodegradáveis e recicláveis, como papel, vidro, alumínio e outros.

Aumentando o apoio de grandes marcas e varejistas

Grandes marcas e varejistas têm influência significativa na cadeia de valor. Muitas marcas globais se comprometeram a usar embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis por determinados prazos e exigem o mesmo de seus fornecedores. Os gigantes de varejo introduziram produtos de etiquetas privadas focados na sustentabilidade. Alguns varejistas até cobram taxas em materiais não recicláveis. A crescente preferência por opções sustentáveis é obrigar os fabricantes de embalagens a inovar e desenvolver soluções mais ecológicas.

Alto custo de produção de materiais e embalagens sustentáveis

Transição para embalagens sustentáveis requer investimentos em R&D, atualizações de máquinas e mudanças de processo. Materiais como bioplásticos, papel e vidro são relativamente mais caros do que plásticos de uso único. Da mesma forma, projetar soluções de embalagem com redução de material ideal ou utilizar conteúdo reciclado pós-consumidor aumenta os custos de produção. Os custos adicionais são frequentemente passados para os consumidores, tornando ofertas sustentáveis menos competitivas. Esta barreira econômica desencoraja certas empresas e consumidores de adotar opções sustentáveis, especialmente em áreas sensíveis aos custos. As substâncias e incentivos são necessários para superar o desafio de custo.

Falta de infraestrutura de reciclagem em muitas regiões

A má gestão de resíduos e a falta de infraestrutura de reciclagem adequadas dificultam a adoção em larga escala de embalagens sustentáveis globalmente. Muitas nações em desenvolvimento não têm sistemas de classificação e reciclagem de resíduos bem estabelecidos. Estes faltam programas para coletar, segregar e processar diferentes materiais após o uso que amortece as taxas de reciclagem. Mesmo os países desenvolvidos enfrentam desafios devido à complexidade na reciclagem de materiais multicamadas ou compostos. As limitações técnicas restringem os designers de embalagens de usar materiais sustentáveis avançados. O aumento dos investimentos é crucial para a construção de infraestruturas de reciclagem estratégica, particularmente nos mercados emergentes e para o desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem.

Oportunidade em E-Commerce e entrega de alimentos Boom

O crescimento exponencial do comércio eletrônico e compras on-line aumentou significativamente o consumo de embalagens globalmente. No entanto, a maioria dos pacotes utilizados são plásticos de uso único, como embalagens de bolha, travesseiros de ar e poli mailers que não são recicláveis e acabam em aterros. Estes podem desenvolver embalagens leves, reutilizáveis e recicláveis, caixas e envelopes feitos de papel, bioplásticos ou outros materiais sustentáveis. Crescer mercado de entrega de alimentos takeaway depende fortemente em recipientes de plástico descartável e cutleries. Os fabricantes têm a oportunidade de fornecer alternativas de embalagem de alimentos compostáveis e reutilizáveis.

crescente demanda por embalagens compostas

O excesso de resíduos de embalagens de plástico é um grande problema enfrentado pela indústria alimentar. Enquanto a reciclagem ajuda a reduzir o uso de plástico virgem em certa medida, não fornece uma solução viável para embalagens sujas ou contaminadas. A embalagem compostável feita a partir de bioplásticos, papel ou materiais baseados em plantas fornece uma solução mais eficaz, pois pode decompor totalmente em dióxido de carbono, água e matéria orgânica sem deixar resíduos tóxicos. Está cada vez mais sendo usado para recipientes de alimentos, copos, cortes e várias aplicações pós-consumo

*Link: https://www.coherentmarketinsights.com/market-insight/sustainable-packaging-market-5203

Principais desenvolvimentos

• Em 26 de março de 2024, 3M introduziu o 3M Acolchoado Automatável Curbside Reciclável (PACR) Material do Mailer. Este produto inovador é um material de correio acolchoado feito principalmente a partir de papel, e é projetado para ser facilmente reciclado através de programas de reciclagem de cachecol. Oferece uma alternativa sustentável aos correios acolchoados tradicionais, que muitas vezes contêm materiais que não são facilmente recicláveis.
  • Em 2023, a Electrolux Group lançou uma nova embalagem sustentável
  • Em 2023, a Huhtamaki lançou uma embalagem flexível sustentável
  • Em 2022, a Fameccanica lançou um novo sistema de embalagem sustentável - Greenpackt

Jogadores-chave